...................................................................................................................................................................

.
.

terça-feira, janeiro 30, 2007

freud explicava mas não me apetece

Parece que perdi ontem uma boa representação do sim no Prós e Contras da rtp. Pelo menos é o que se diz - e eu acredito! - no Renas e Veados e no blog das múltiplas.
Confesso que me deixei esquecer. Deixei que o cansaço me afastasse do televisor. Confesso, também, que o meu coração palpita muito com este tipo de debates e tive medo de não aguentar e engrossar as urgências de são josé. E como aquilo está mesmo deprimente, tumba! esponja sobre a memória.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

pequena recompensa por coisa nenhuma

Por causa disto ganhei a embalagem que levava este rótulo. E se há dia para apetecer uma trinca

de chocolate bom era hoje. Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada!

a coerência do não

Convém sublinhar as afirmações de defensores do não que assumem a sua posição clara e coerente: a mulher que aborta é criminosa e deve pagar por isso. Não se esqueçam disto porque, mesmo para os defensores do não que se colaram ao politicamente correcto do "não penalizar as mulheres", esta é a verdadeira tomada de posição de quem vota não.
Repito para que não se percam: a mulher que aborta é criminosa e deve pagar por isso.
É sobre isto que votamos no referendo: crime e castigo ou nem por isso.
Depois andam uns nãos assim-assim para baralhar e atirar areia para os olhos.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

constatação gelada

A prova de que uma casa ainda não se refez de uma mudança mais ou recente é andar às voltas e não encontrar nem um par de luvas. Porra! E está um frio de ananases congelados!





[fornecedor de luvas, aqui]

quarta-feira, janeiro 24, 2007

é com muito prazer...

...e muita honra e tal, que apresento a palestra "Arqueologia do Moderno em Manuel Laginha - do arquivo à obra". O autor da cena é o querido amigo Ricardo Agarez. Lá estaremos!
+ info dgemn

"Aqui todos estamos de acordo com a despenalização do aborto"

Mas, não vá o diabo tecê-las, é melhor que a hipótese dos julgamentos, do achincalhamento público, das investigações constrangedoras das intimidades e das condenações fique na algibeira.
Assim elas não se esticam. E nunca se sabe quando dará jeito esquecemo-nos de que não as queremos a pagarem pelos seus pecados. háMen!

terça-feira, janeiro 23, 2007

venham mais cinco!

Aqui chegam mais uns quantos, desta vez da minha outra cidade, Barcelona, para mostrar que o sim português tem muitas geografias e reflexões.
Benvinguda dona!

...mesmo se não têm direito a voto, uma vez que a matéria em questão não integra o "interesse específico" deles... estranho, não?
Como resposta explicam:"Não sendo possível aceder a esse histórico direito do voto, iremos votar simbolicamente na Plaça de Catalunya em Barcelona. As duas concentrações realizar-se-ão nos próximos domingos dias 28 de Janeiro e 4 de Fevereiro, pelas 16h, na Plaça de Catalunya, durante as quais se distribuirão folhetos informativos sobre a questão em geral e particularmente sobre a posição por nós assumida e defendida. Deste modo convidamos todos os cidadãos residentes em Barcelona, sensibilizados por esta questão, a afirmar um SIM a este referendo."

[Este assunto também é tratado aqui, no sim no referendo]

segunda-feira, janeiro 22, 2007

como agora não tenho tempo

Estava ontem maravilhada com a prestação inteligentíssima de um tal Rebelo de Sousa (Marcelo, parece-me) na RTP1 e a pensar como dividir, neste humilde espaço, este estado de alma superior que me acolheu... Seria pedir demais às minhas horas desta semana. Assim, como manual de aproximação e explicação do absurdo, aconselho: Fernanda Câncio no Sim no Referendo.
Depois não me venham dizer que as mulheres e a sua capacidade de decisão não são o alvo a abater. Valores superiores? Vida? De quem?
Voltamos à dúvida: confiam em nós para termos filhos mas não para tomar decisões? Cómicos.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

novo blog - sim no referendo

Estará até dia 12 de Fevereiro entre nós. É alimentado por 14 pessoas que, por motivos nem sempre iguais, se colocam, face ao referendo que nos espera no dia 11 de Fevereiro, no lado do SIM. Aqui fica a referência ao sim no referendo.

"(...) os projectos de arquitectura de edifícios passarem [a partir de 2012] a ser elaborados por arquitectos (...)"

A informação chega via Público [aqui].
Para ler o que foi emanado do Conselho de Ministros de hoje (de cujo comunicado faz parte o título desta posta) ir por aqui.

dar o corpo ao manifesto


quinta-feira, janeiro 18, 2007

segunda-feira, janeiro 15, 2007

não resisti :-)













[Uma vénia ao Objectos!]

ando com vontade de mudar

Mais propriamente a cara do blog. Acho que vou tentar ir aos saldos ver se lhe arranjo algum trapinho. Dicas?









Chiado, 1917 [Joshua Benoliel, aqui]


[nota: as senhoras até estão é a vender flores, cujos lucros revertiam a favor dos soldados na guerra... mas enfim, liberdades poéticas!]

das cidades e do futuro

Refere hoje o Diário de Notícias:
Num dia ainda não bem determinado de 2008, metade da população do mundo viverá em cidades. Mas um sexto de todos esses citadinos (1,1 mil milhões de pessoas) habitará bairros de lata sem quaisquer condições de salubridade.
Os números são adiantados no estudo Estado do Mundo em 2007: o Nosso Futuro Urbano, apresentado em São Francisco pela organização WorldWatch Institute. Molly Sheehan, directora do projecto no instituto, afirma que "a escala da urbanização não tem precedentes. Passámos de aproximadamente 10% da população mundial vivendo em cidades em 1900 para metade hoje, e, se a tendência continuar, 70% viverão em cidades nos próximos 20 a 30 anos". Todos os anos são acrescentadas às cidades e subúrbios do mundo 60 milhões de pessoas, que vão viver para zonas com poucas ou nenhumas infra-estruturas sanitárias, educacionais ou de cuidados de saúde. Diz Sheehan que "a comunidade internacional tem sido lenta a reconhecer o crescimento da pobreza urbana. Alguns continuam a ver a pobreza que alastra nas cidades como um problema a ser, na melhor das hipóteses, ignorado e, na pior, combatido e expulso". Anna Tibaijuka, directora executiva do programa Habitat da ONU, afirma no prefácio do relatório que "se há uma altura em que podemos actuar, é agora", avisando que "muitas cidades são ambientalmente insustentáveis" e que estão "rapidamente a tornar-se socialmente insustentáveis".

Vale a pena ler o resto aqui (o sublinhado a negro é meu). Será que profissionais da área, políticos, aprendizes de profissionais da área, população em geral estão conscientes do que aí vem? E o é já mesmo aqui à frente. A quem servem o desenho do território e a arquitectura destes nossos dias?

domingo, janeiro 14, 2007

nem tenho dúvidas

Prefiro ler 20 trabalhos bem escritos e bem pensados do que ler 5 menos em tudo... Sonhos de uma noite de inverno a corrigir trabalhos!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

ele há cada um mais criativo!

Vejam e chorem....

"Pela primeira vez na sua história registada, a Direcção-geral dos Impostos manda rezar missa pelo desempenho dos seus funcionários e a todos convida à participação. Ao actuar assim, Paulo Macedo convenceu-se que lhe era próprio encabeçar a iniciativa, que a iniciativa era adequada como medida de inclusão dos trabalhadores, que a missa teria o mérito de mobilizar as equipas, que o assunto em nada feria a definição da sua função de dirigente do Estado."

(Diário Económico via irmãolúcia)

mais notícias do colectivo

... feminista:



do bairro ou das coisas que me deixam furibunda 2

Vivo num bairro com alguns encantos e uns quantos detalhes (?) que me tiram do sério. Sei que esta reclamação se pode aplicar a toda a cidade mas, aqui que vejo o disparate repetir-se todos os dias, chateia-me ainda mais. A facilidade com que, nesta suposta era desenvolvida em que vivemos, se sacaneia o vizinho do lado é desconcertante. O anonimato das vidas tem destas coisas... não sabemos aquele que vê a vida lixada pelos nossos actos, melhor, longe da vista, longe do coração. Estupores!

segunda-feira, janeiro 08, 2007

da trituradora 2

À e. surgem, envoltos em febre e outros desalentos, a 2.ª dose de dentes... criatura pequena sofre...

domingo, janeiro 07, 2007

da trituradora, ela própria

Por favor, alguém carregue no OFF.

terça-feira, janeiro 02, 2007

saga ou da ilusão

Ainda ando nisto que também é, tipo parente próximo, algo disto mas em versão chata e comprida (mas não muito que ando preguiçosa!). Faltam 10 páginas para acabar a correcção do corpo do texto. Ficam algumas pontas por fechar. Falta depois refazer a introdução, as notas finais e as partes gráficas... Ah! E rever critérios, bibliografia e tal. Parece pouco mas não é.
Pensei que isto ia ser pior. Tipo: está tão impossível de acabar nos próximos 200 anos que o melhor é decidir aceitar a derrota. Mas não. Qual das possibilidades é a melhor? Não sei... venha o diabo e escolha.

007 chegou

Esperemos que venha com estilo, cheio de charme e o encanto acertado. Que nos ajude a combater cinzentismos e as ondas negativas tão justificadamente instaladas. Enfim, sem desejar(-vos/nos) heróis salvadores porque não sou dessas e, por favor, que não esteja ao serviço de sua majestade: que chegue com o físico e o resto que cada um@ imagina. O meu que venha moreno e bem passado! Venga, vamos a ele...

(nota: 2007=007 via jp)

segunda-feira, janeiro 01, 2007