...................................................................................................................................................................

.
.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Workshop: Arquitectura?


16 de Fevereiro de 2011, 4.ª feira (T.0.2)

Saber o que é arquitectura começa, num primeiro momento, por ser uma aprendizagem intuitiva, resultante de uma diversidade de experiências pessoais e colectivas realizadas ao longo da vida. O ensino formal orienta as intuições e as curiosidades, alimentando-as com métodos, múltiplos caminhos e, se tudo correr bem, novas curiosidades e dúvidas acrescidas.
Com o intuito de sensibilizar para a reflexão sobre a cidade e a arquitectura, propõe-se um espaço de trabalho onde, através da discussão e da realização de uma esquemática proposta, se desafiam os participantes a contribuírem para uma ideia de cidade do futuro, com uma possibilidade de edifício que poderia ser parte dessa mesma cidade. Através do trabalho orientado pelos monitores, os alunos convidados são chamados a verbalizar ideias, desenhá-las e, de um modo simplificado, criar uma pequena maqueta representando a sua ideia do que poderá ser um edifício do futuro.
Posteriormente, reunindo todos os textos, modelos e desenhos efectuados durante os dois momentos do workshop – manhã e tarde – será montada uma instalação no espaço Expor da universidade. A projecção que estará patente na sala do workshop será alvo de reflexão e sofrerá as alterações necessárias – incluindo a apropriação do material novo – para ser parte igualmente integrante da instalação.



Coordenação: Patrícia Santos Pedrosa.
Monitores: João Banha, Marco Beltrão, Rui de Carvalho, Rodrigo Carvalho, Daniela Silva, Hugo Vieira e Carlos Vinagre. Apoio à produção: Susana Leonor.

Sem comentários: